A espiritualidade do EJC foi definida pelo seu fundador, quando ele afirmou:
"Doação, Pobreza, Simplicidade, Alegria e Oração são a tônica do Encontrão"
Dessa forma, nossas ações e atividades buscam ser pautadas nesses pilares para que a essência do Encontro continue se perpetuando.
Assim também é a nossa organização. Todo ano, cinco jovens recebem a missão de estar à frente do movimento. Cada um deles carrega a responsabilidade de ser reflexo de um dos dons do EJC.
Se trata daquilo que é necessário e essencial na vida cristã. O ensinamento e o exemplo de Cristo nos ensinam a vida de doação humilde e generosa a serviço dos outros. O importante é dar-se totalmente naquilo que se dá.
É aquele que tudo espera de Deus, não querendo isso dizer que a Providência Divina dispensa a providência e o trabalho dos homens. Estes devem ser realizados sem inquietação exagerada, sem preocupações perturbadoras. É aquele que confia mais na ação de Deus do que no perfeccionismo dos seus planos e de suas técnicas humanas.
Atitude semelhante a da criança: confiante, espontânea, verdadeira. É o reconhecimento, portanto, de nossa própria verdade, é a consequência de nosso valor e, também, de nossas limitações. Sem impostura, sem duplicidade.
A qual não é festividade inconsequente nem extravasamento de um vazio interior. A alegria provém de outra fonte, é espiritual. É a comunicação da paz interior, nascida da certeza da vitória do bem sobre o mal.
É comunicar-se com Deus, é identificar-se com a sua vontade, mantendo uma disponibilidade renovada a seus desígnios. A oração, feita com fé, poderá, remover montanhas e dispor para acolhimento generoso do dom e do apelo de Deus.